DEBATE ao vivo sobre o “DECRETO 10.502: mudar de escola ou mudar a escola ? Um debate necessário.” , no dia 16 de outubro , às 18h , Live pelo YouTube SINPRO MACAE E REGIAO.

Diante da “nova” Política Nacional de Educação Especial (PNEE) divulgada pelo Decreto 10.502, de 30 de setembro de 2020, do governo federal , que trata a PNEE: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. A adjetivação dessa política, no entanto, em nada condiz com os rumos definidos pelo Decreto. O que se verifica de fato é um enorme retrocesso nos compromissos do Estado em avançar na escolarização inclusiva das pessoas com deficiência e em conjugar o direito à educação com outras políticas públicas (saúde, acessibilidade, inclusão social, trabalho e renda etc), a fim de promover a plena cidadania e o bem-estar individual e coletivo das pessoas com deficiência.
Outro ponto a salientar é que o decreto poderá transferir recursos públicos para instituições privadas, isentando o Estado do investimento público para a escola pública, bem como o retorno da terceirização da educação especial. A educação inclusiva não tem nenhuma relação com a criação de escolas/classes especiais, as escolas inclusivas necessitam de políticas de acesso e permanência. Com condições de equidade, acessibilidade, educação continuada, metodologias e ambiente adequados para todo(a)s o(a)s educando(a)s.

Convidadas:

Dra Mônica Santos

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Psicologia, Mestrado e PhD em Psicologia e Educação Especial pela Universidade de Londres. Fundadora e coordenadora do LaPEADE Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação.

Dra. Renata Bonotto

Licenciada em Letras-Inglês (UFRGS), especialista em Educação a Distância (Universidade Católica de Brasília-DF), mestre em Estudos da Linguagem – Linguística Aplicada (PGLET-UFRGS), doutora em Informática na Educação (PGIE-UFRGS).

Prof Isabel Mello

Professora Aposentada , Presidente do COMDEF de Rio das Ostras e Ativista pela Causa da Pessoa Com Deficiência (PCD).

Professora Valéria Oliveira

Pedagoga, e Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva. Profª de AEE na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e na Rede Faetec. Mestranda em educação na UERJ/Faculdade da Baixada Fluminense.

Acesse https://www.youtube.com/user/Sinproriodasostras e acompanhe de forma gratuita.

#paratodosverem imagem com fundo bege e azul claro. No canto superior direito consta a logo do Sinpro Macaé e Região em azul escuro com um lápis amarelo, lado esquerdo o título do debate – “Decreto 10.502 : mudar a escola, e não mudar de escola ? Do lado direito uma foto da mediadora com o nome respectivo professora Guilhermina Rocha em destaque numa bolha azul escuro. (ela é negra com cabelos médio , usa óculos e está com microfone) . Abaixo, há quatro fotos em figuras circulares e em cada círculo estão os nomes das respectivas palestrantes abaixo da foto. Todas mulheres. A primeira Isabel Melo , branca, cabelos curtos encaracolados, de óculos; a segunda Renata Bonatto, jovem, branca, cabelos lisos e compridos; a terceira Mônica Santos, branca, cabelos médios e lisos e a quarta Valéria Oliveira , negra, cabelos curtos cacheados e de óculos. Abaixo , no lado esquerdo o dia do evento 16 de outubro sexta às 18h , no meio a imagem da tradução em libras e na direita escrito live no YouTube Sinpro MACAÉ


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/sinpromacaecom/public_html/wp-includes/functions.php on line 4979

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/sinpromacaecom/public_html/wp-includes/functions.php on line 4979