Docentes da Faculdade de Filosofia , Ciências e Letras de Macaé ( Fafima)   pedem a regularização dos salários e a reabertura das negociações

Os professores da Faculdade de Filosofia , Ciências e Letras de Macaé (Fafima) , que atuam na base do Sindicato dos Professores de Macaé e Região (Sinpro Macaé e Região), decidiram por suspenderem as atividades por 24 horas,  nesta quinta-feira, dia 26.

Esta ação foi  tomada  pelos professores na última assembleia realizada no dia 13, pela primeira  vez no ano, professores , decidiram paralisar por 24 horas as atividades nesta quinta-feira (26).  De acordo com o Sindicato dos Professores de Macaé e Região( SINPRO MACAÉ E REGIÃO) , as aulas da instituição estão sendo ministradas on-line durante a pandemia. O final de 2020 chegando e o agravante para a situação está o não pagamento do salários de alguns meses de 2019, do 13° e o terço constitucional de férias.

Neste momento, o Sinpro e comissão dos professores realizam, como forma de mobilização da categoria e da retomada do diálogo, uma série de atividades como: a reunião com a diretoria acadêmica; encontro com a comissão dos professores; live informativa para a categoria; e uma nova assembleia virtual.

O Sinpro Macaé e Região sempre buscou o diálogo com a FAFIMA, cobrando a regularização e a reabertura das negociações para a soluções destas situações que foram potencializadas pela crise sanitária. Até o momento, foram duas assembleias realizadas  “Entendemos que todos precisam colaborar para que passemos por esta crise de forma a preservar os postos de trabalho. Contudo, a direção da FAFIMA não apresenta solução para os problemas que retiram direitos e reduzem os postos de trabalho, fechando, inclusive, vários cursos como foi o de Matemática “, disse a presidente do Sinpro Macaé e Região, Guilhermina Rocha.

A próxima assembleia virtual  com os professores acontece no dia 26 de novembro (quinta), às 18 horas, quando a categoria irá avaliar,  debater e deliberar sobre as irregularidades trabalhistas praticadas pela instituição. E possível conveniência de deflagração de movimento grevista, em razão do não cumprimento de acordo coletivo.

CONFIRA O CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

-Assembleia Virtual dos Professores – Dia 26 de novembro de 2020 – Horário: 18h.
-Paralisação dos Professores  de 24 horas – Dia 26 de novembro de 2020.

-“Live da Educação: Dignidade para quem ensina” dia 27 de novembro , às 19h

Sindicato dos professores de Macaé e Região