11 de agosto – Dia do Estudante

Ato simbólico marca o dia dos estudantes em Macaé

Todos os anos a educação pública sofre seguidos ataques. Cortes de verbas, não cumprimento de reajuste salarial dos professores, precarização da estrutura das escolas, desvio nas merendas, pronunciamentos de governantes abertamente contra a educação pública em nosso país, entre outros absurdos.

Ato simbólico marca o dia dos estudantes em Macaé

Esse processo de sucateamento da educação só pode ser barrado com uma unidade nas lutas. Este ano não pudemos estar juntos no dia dos profissionais da educação e nem hoje, no dia dos estudantes. Mas não paramos nossa luta. Estamos nas redes e realizando atos para simbolizar a importância dessas datas.

O movimento estudantil cumpre um papel histórico e fundamental na luta em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade. Todos os anos é possível observar no Brasil e em nossa região manifestações organizadas por entidades estudantis e sindicatos da educação em defesa da educação pública.

As entidades parceiras do Sinpro Macaé e Região – Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro (AERJ), Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (FENET) e Diretório Central dos Estudantes da  UFRJ ( DCE UFRJ Mário Prata) – estiveram no centro de Macaé no DIA DO ESTUDANTE estender uma faixa para marcar a data.

A luta não pode parar.

A nossa luta unificou, é estudante junto com trabalhador!

Rafaela Corrêa
Estudante de Licenciatura em Química na UFRJ Macaé