O sindicato dos Professores de Macaé e Região (Sinpro-Macaé)  realizará no próximo sábado, dia 18, às 14h, Plenária Virtual Unificada dos Professores da Rede Particular de Macaé e Região. Pauta Em defesa da Vida: como e quando retornar às aulas?

O Sinpro Macaé e Região é signatário do documento “Defender a vida na pandemia: por que não é hora de volta? “, elaborado pelo Comitê em Defesa da Vida, que já conta com a assinatura de mais de cem entidades sindicais e de movimentos sociais e estudantis.

O Sindicato reafirma seu compromisso com as medidas definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), entidade diretamente ligada às políticas de controle do contágio do Covid-19, e alerta que os municípios do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias recentemente autorizaram, sem embasamento na prática científica e no bom senso, a abertura das instituições educacionais privadas em suas respectivas áreas de abrangência.

Por outro lado, os professores e professoras, em assembleia do Sinpro-Rio, aprovaram a GREVE PELA VIDA caso a decisão do retorno às aulas seja mantida pelo Prefeito Crivella, porque entendem ainda haver risco de contaminação.

Plenaria Virtual Unificada - Sinpro Macaé e Região

Plenaria Virtual Unificada – Sinpro Macaé e Região

É importante frisar, que a Fundação Oswaldo Cruz ( FIOCRUZ)  elaborou documento sobre o risco do retorno às atividades escolares no Município do Rio de Janeiro, durante a pandemia da Covid-19. Elaborado pelo diretor da ENSP, Hermano Castro, e pelo pesquisador da Escola, André Perissè, o documento visa subsidiar autoridades públicas para a futura reabertura das escolas.

Castro e Perissé afirmam ser necessária a construção de diretrizes e protocolos rígidos para

monitoramento e controle de casos, atenção redobrada para os alunos especiais e política de abordagem psicossocial e saúde mental. No momento, o município do RJ ocupa o primeiro lugar em quantidade de casos e mortes em relação a todo Estado.

O Sinpro Macaé e Região, representante dos professores(as) da educação básica ao ensino superior, que trabalham nos estabelecimentos privados de ensino, defende que as escolas somente sejam reabertas a partir de uma análise científica e médico-sanitária, feita com o apoio de instituições com reconhecimento para tal, como a Fiocruz, universidades e outras instituições de notório saber.

Apenas dessa maneira, com o apoio de instituições desse porte, não colocaremos em risco os docentes, os discentes, funcionários e suas famílias.

A vida acima do Lucro!

Dignidade para quem ensina .

#agoranaoehoradevoltar

Link da plenária: https://meet.jit.si/PlenariaSinproMacae
O link será destrancado 30 minutos antes do início da atividade!