Sinpro Macaé e Região, representado pelo presidente, Cesar Gomes; diretora, Ivania Ribeiro; e secretária-geral, Guilhermina Rocha; junto com o representantes da Fafima, Alice Ribeiro, Helen e Francisco.

Conseguimos avançar e manter o diálogo nas negociações com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima) nesta quinta-feira, dia 3, em Macaé. No encontro, com diretores da instituição, ficou acertado a vigência do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) pelo período de dois anos. Todas as decisões e propostas serão levadas para os professores em assembleia agendada para o dia 9 de maio, na sede do Sindicato, às 17h30min.

Foi discutido a possibilidade de definir um índice de reajuste que seja justo para os profissionais em 2018. “Este ano iremos manter pedir o índice do INPC mais as perdas acumuladas”, disse o presidente do Sinpro Macaé e Região, Cesar Gomes. Em 2017, o Sindicato foi atendido ao pedir 6,08 %, ou seja, 2,08% relacionado ao INPC mais a reposição de 4%.

Ainda na pauta foi defendido a vigência da atual Acordo Coletivo de Trabalho até o fechamento de um novo acordo. “Reforçamos a necessidade de que as homologações sejam feitas no sindicato. Pedimos ainda que as negociações para o reajuste de 2018 sejam antecipadas. A Faculdade ficou de apresentar uma proposta sobre as nossas demandas. Abordamos também a substituição do Imposto Sindical pela Contribuição Assistencial de 3%, conforme será levado para a categoria na próxima semana”, ressaltou o presidente.

A formalização e a eleição pelos professores de três membros para compor a Comissão Paritária que tratará de temas como plano de carreira, novas tecnologias na educação e calendário de trabalho também entrou em debate.