A pandemia de Covid 19 paralisou dezenas de atividades no país e afetou a vida de todos. Mas os transtornos e dificuldades foram driblados pelos professores e professoras, que tiveram de se reinventar, de buscar ferramentas e usar de conhecimento e criatividade para manter o calendário de atividades. Aulas, trabalhos e reuniões virtuais fizeram parte do cotidiano dos professores e professoras de forma tão intensa, que muitos profissionais precisararm de apoio psicológico. Portanto, O RECESSO ESCOLAR DE JULHO É UM DIREITO.

O recesso é necessário para que os profissionais se refaçam física e emocionalmente. Foram eles que num primeiro momento tiveram de se adaptar à internet e preparar todo material para aulas on-line de dezenas de turmas. Depois, muitos sem qualquer experiencia nesta rotina, tiveram de lecionar aulas on-line para as crianças, adolescentes e adultos, mantendo o mesmo número de estudantes que existia antes da crise.
Em meio a tudo isso, as professoras e os professores sofreram todo tipo de pressão e ameaças, tiveram seus salários reduzidos sem compensação na carga horária e muitos sofreram com a suspensão de seus contratos de trabalho.

A Luta do SINPRO permanece intensa para corrigir toda forma de ameaça e assédio. Vale a pena lembrar a vitória que o Sindicato obteve, junto com a Feteerj, federação a qual somos filiados, com a sanção da Lei estadual nº 8.864/20, em vigor, que estabelece a redução de mensalidades do ensino privado e proíbe demissões de professoras(es) durante a pandemia.
O SINPRO MACAÉ E REGIÃO entede que agora, mais do nunca, o RECESSO ESCOLAR É ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO. A tensão vivida pelos educadores em meio à pandemia se mostrou muito mais desgastante e extenuante do que o dia a dia vivido dentro das salas.

Dessa maneira, o SINDICATO orienta que as escolas promovam, neste mês de julho/2020, um recesso que possa aliviar as tensões dos professores/as, dos alunos/as e de suas famílias, por todo o esgotamento que esse momento tem causado, e que permita o descanso, para que TODOS POSSAM se reposicionar diante do quadro ainda alarmante e se fortaleçam psicologicamente, no sentido de enfrentar com segurança a retomada das aulas.

Sinpro-Macaé e Região