Os professores da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras De Macaé (FAFIMA) aprovaram o reajuste de 3% , apresentado como contraproposta pela direção da Fundação Educacional Luiz Reid. O percentual deverá ser aplicado a partir de junho de 2018. As decisões vieram em assembleia realizada pelo Sinpro Macaé e Região, em maio, e serão encaminhadas à instituição. Neste dia, outras atividades para avançar nas conquistas dos professores da unidade de ensino.
Na pauta aprovada pelos professores está a manutenção das cláusulas sociais do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), com vigência para 2017-2019. O encontro serviu ainda para a criação da comissão paritária que será instalada a partir do dia 1º de agosto e vai tratar de temas como plano de carreira, novas tecnologias na educação e calendário. A comissão é formada pelos professores: Alfredo Manhães e Igor Nascimento (Matemática), Ivânia Ribeiro – Fernanda Rodrigues ( Letras) e Cremilda Couto – Juliana Alvarenga (Pedagogia), outros nomes das áreas de história e geografia serão enviados pela instituição.
Durante a assembleia foram aprovadas ainda a autorização do desconto da Contribuição Assistencial em folha de pagamento no valor 3% e a atualização na redação sobre a cláusulas da mensalidade social. “Aproveitamos para reiterar que as homologações sejam feitas apenas na sede do Sinpro. A partir de agora vamos encaminhar o acordo para a assinatura e protocolaremos o ACT no Ministério de Trabalho e Emprego (MTE). Mais do que garantir os direitos, a assembleia reconheceu o Sinpro Macaé e Região como o Sindicato da classe dos professores do Ensino Superior. É preciso que os professores saibam da nossa luta em defesa da categoria e se mobilizam junto conosco. Só assim seremos fortes”, disse o presidente, Cesar Gomes.
ACORDO – No dia 28 de junho será realizada uma reunião entre o Sinpro Macaé e Região, os membros da comissão paritária e a direção da Fafima para tratar sobre os passivos trabalhistas e a formalização de um Termo de Ajustamento de Conduta. “A data veio a partir da cobrança do Sinpro para que a situação fosse resolvida. A posição do Sindicato é de que a instituição regularize a situação dos professores”, finalizou Cesar.
 Ofício da Direção da Fafima encaminhado para o Sinpro Macaé e Região.