Por meio de consulta online, profissionais aceitam a contraproposta patronal
As negociações realizadas pelo Sinpro de Macaé e Região foram vitoriosas mais uma vez. Os professores do Sesi aceitaram o reajuste salarial de 2% e o aumento nos vales refeição e alimentação, calculado pelo INPC acumulado de março/2017 a fevereiro/2018. Além disso, foi renovado o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2018 -2019, que trouxe avanços para a categoria.
Conforme aponta o documento, os salários serão reajustados em 2% a partir de março de 2018. Já o valor do vale refeição/alimentação passará de R$31,71 para R$33,00, sendo que o percentual de desconto desses benefícios sobre os salários cai de 20% para 17,5%, mantidas as demais regras. Ao mesmo tempo, o reajuste nos benefícios creche e auxílio PCD em 2%. O ACT será assinado com data retroativa de 1º de março de 2018 e valerá até 28 de fevereiro de 2019.
A aprovação pela categoria veio após assembleias, com início no dia 24 de março; rodadas de negociação; e consulta online realizada neste mês. “Embora o percentual seja pequeno, se comparado ao que foi pedido, os profissionais entenderam que não poderiam abrir mão do valor. Tivemos ainda todas cláusulas do ACT mantidas. Continuaremos lutando pela unificação dos pisos salariais da Educação Infantil ao Ensino Médio. Entretanto, é importante que o professor do Sesi dialogue com os colegas, sindicalize-se e participe das atividades do Sinpro. É assim que a categoria se fortalece e melhora suas condições de trabalho e vida”, disse o presidente do Sindicato, Cesar Gomes.
CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL – Na Campanha Salarial de 2018, o Sinpro abriu mão de cobrar a Contribuição Sindical. “Em Assembleia Geral Unificada os professores aprovaram a implantação da Contribuição Assistencial no valor de 3%. Valor que será revestido em prol do professor na manutenção de um processo de negociação salarial ainda mais eficaz, além de investimentos nos serviços prestados pelo Sindicado e a intensificação na campanha de sindicalização”.