Foto: Rui Porto

O Dia da trabalhadora e do trabalhador foi celebrado neste domingo, 01 de maio, com atividades culturais em Macaé . O Sinpro Macaé e Região reafirma que além de estimular a luta da classe trabalhadora, também é necessário promover momentos de entretenimento para o povo brasileiro, que tem enfrentado tantas dificuldades.

O Ato Político e Cultural recebeu o nome de “Sons da Resistência”. Durante a tarde, os trabalhadores e trabalhadoras puderam aproveitar apresentações de samba, além de conferir os artesanatos expostos e a gastronomia local, na Praça do bairro Visconde.
Essa foi uma das primeiras atividades presenciais após o início da pandemia e além de trazer a memória da luta do trabalhador também trouxe clima de celebração e alegria.

Para o presidente do Sinpro Macaé e Região, Fabio Rocha , o 1º de maio é uma data marcante para a classe trabalhadora, “é, historicamente, um dia de luta, mobilização e unidade. Nesse sentido, é muito importante que as entidades sindicais, que são o instrumento de luta dos trabalhadores, realizem atividades para se aproximarem das suas bases”, ressalta.

“Ninguém aguenta mais tantos desmandos e a condução desastrosa da economia com a inflação voltando a atingir dois dígitos, além das perdas de direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras cada vez mais sem proteção social, a unidade entre os sindicatos deve ser fortalecida nas ações coletivas”.

“A celebração do dia 1° de Maio, realizado de forma unificada pelos sindicatos de Macaé, foi um movimento cheio de alegria, de vida e resistência. Fazia tempo que não víamos os trabalhadores juntos e felizes. A idéia de aliar as reivindicações de nossas pautas com a cultura, revelaram a potência de nossa força e a nossa capacidade de organização. O trabalhador merece divertimento, merece lazer e merece também dignidade perante seus direitos”, frisou a presidente do Sindservi, Miriam Seso.

A iniciativa também marcou o início de um projeto permanente. A proposta construída por uma frente de entidades sindicais de Macaé (SEEB-Macaé e Região, Sindservi, Sinpro Macaé e Região, SintectRJ, Jornalistas do Estado RJ e Sindipetro-NF), tem o propósito de promover ações culturais de forma itinerante em praças populares do município.

“Através da cultura podemos dialogar com as nossas categorias, que têm no dia 1º de Maio uma data marcante, simbólica. A gente traz a cultura muito num pensamento de que trabalhador não é aquela figura só de guerrear, de sofrer, de se esforçar. O trabalhador também precisa de cultura, de lazer, de prazer, e a arte é um direito também. E todo ato cultural é um ato político”, afirma a diretora do Sindipetro-NF, Bárbara Bezerra.

Fonte: Adaptação ao texto do SindipetroNF