No último sábado (02), foi realizado um evento singular e marcante: o Festival Político-Cultural em homenagem às mulheres do campo e da cidade. Organizado com o objetivo de reconhecer e celebrar o papel fundamental das mulheres em diferentes contextos sociais, o evento contou com a participação do Sindicato dos Professores de Macaé e Região e de representantes destacadas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras (CEPRO), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fundação de Cultura de Rio das Ostras ( FROC).

O festival se tornou um espaço ímpar de diálogo e celebração da contribuição das mulheres para as esferas políticas, sociais, culturais e acadêmicas. Reuniu agentes ativos e proeminentes, proporcionando uma plataforma para compartilhar experiências, conhecimentos e perspectivas sobre os desafios enfrentados por mulheres tanto nas áreas urbanas quanto rurais.

A presença e colaboração de entidades renomadas como a UFF, CEPRO, MST, UFRJ e FROC foram fundamentais para o sucesso do evento. A diversidade de abordagens e o engajamento dos participantes promoveram debates produtivos, enriquecendo o entendimento coletivo sobre questões de gênero, igualdade, acesso à educação, saúde e direitos fundamentais.

A atmosfera colaborativa e inclusiva permitiu não apenas reconhecer as conquistas das mulheres, mas também identificar e discutir obstáculos persistentes que exigem atenção e ação contínua.

O festival se tornou um marco não só pela celebração das mulheres, mas também pela colaboração entre instituições proeminentes e movimentos sociais em prol da equidade de gênero e justiça social. Foi um passo significativo pelo dia 25 de novembro – Dia Internacional da Luta Contra a Violência às Mulheres, reforçando os 16 dias de ativismo em direção a um futuro mais igualitário e justo para todas as mulheres, independentemente do ambiente em que vivem.

Este evento representa apenas o início de uma jornada contínua de engajamento, conscientização e ação coletiva. A mobilização conjunta das entidades reforça o compromisso compartilhado de construir uma sociedade mais inclusiva e respeitosa para as mulheres do campo e da cidade.

#pelofimdaviolencia #mulheresdocampoedacidade