Confira o passo a passo para votar na Eleição Sindical!
Como vai funcionar?
A eleição acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2021. Em cada urna haverá uma lista atualizada com os nomes dos professores em condições de votar. Para votar, é necessário apresentar um documento de identificação que tenha fotografia do eleitor (ex.: carteira de identidade, de trabalho, de habilitação). Haverá urnas fixas nas escolas com mais de 10 associados, na Sede de Macaé – Rua Teixeira de Gouveia nº 1051, Centro, Macaé/RJ , Sede Rio das Ostras – Alameda Casimiro de Abreu, nº 292, sala 311, Centro, Rio das Ostras/RJ, das 9h às 20h.
Quem pode votar?
De acordo com o artigo 72 do estatuto do Sinpro Macaé e Região, têm direito a voto, todos os professores sindicalizados há mais de 6 (seis) meses, anteriores à data das eleições, que tenha vínculo empregatício, em dia com suas obrigações de associados.

Eleitor (a) em condição de votar
I. Todo professor sindicalizado há mais de 6 (seis) meses, anteriores à data das eleições, que tenha vínculo empregatício
II. Todo professor que tem as mensalidades sindicais em dia.
Todo professor aposentado, desde que sindicalizado há mais de 6 (seis) meses, anteriores á data das eleições;
III. Todo professor desempregado, há no máximo três meses, desde que sindicalizado há mais de 6 (seis) meses, anteriores à data das eleições;
IV. Todo professor que contribua como autônomo, desde que sindicalizado há mais de 6 (seis) meses, anteriores à data das eleições e que esteja em dia com as mensalidades até 02 meses antes das eleições.

Quantas chapas inscritas?
Foi inscrita a Chapa Única : “ESPERANÇAR , UNIDOS E MAIS FORTES ! “ O prazo de inscrição de chapas – de 25 de setembro à 11 de outubro – foi divulgado no EDITAL e convocação das eleições, publicado no site do Sinpro Macaé e Região e também nas redes sociais e na edição do jornal BOA SEMENTE .

Ainda que com chapa única, a eleição é importante não somente por exigência legal, mas também pelo fortalecimento político da categoria e da entidade que a representa. Diante da ofensiva contra os trabalhadores, os sindicatos têm um papel fundamental na defesa dos direitos trabalhistas e previdenciários.

Em caso de dúvida , entre em contato com a Comissão Eleitoral que trabalha na organização da eleição por E-mail: eleição.sinpromacae2021@gmail.com
Para garantir a democracia e a lisura em todas as etapas do processo, existe uma Comissão Eleitoral, aprovada em Assembleia Eleitoral , que coordenará o processo eleitoral – composta por três representantes efetivos(as), e também um representante da da chapa inscrita.