A Mostra Cine Educação do Campo acontece entre os dias 17 de junho a 09 e julho e tem como objetivo trazer, através da exibições de filmes de curta e média- metragem, o debate sobre o universo da cultura e educação em áreas rurais. As exibições ocorrerão nas cidades de Magé, Paracambi, Seropédica, Campos dos Goytacazes, Macaé e Rio de Janeiro. Através da parceria do projeto Cine Educação com o Movimento Sem Terra – MST e o Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro, Sinpro Rio, Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural – ADUR, Instituto Federal de Educação – IFRJ Campus Paracambi e o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação – SEPE, a Mostra chegará a acampamentos e assentamentos ligados ao movimento ou outros equipamentos próximos.

Teremos 3 eixos temáticos de exibição: I – Cultura e Democratização da Terra, II – Cidadania e Agroecologia e III – Desafios da Cultura e da Educação do Campo, com  filmes selecionados por meio de uma curadoria especializada e através de uma chamada pública de filmes.

Agenda das exibições  será a seguinte :

Dia 17/06 – CEPAM – Cachoeira Grande  – 18h – Magé;

Dia 18 /06 – IFRJ Campus Paracambi – 10h – Paracambi;

Dias 25 e 26 – Acampamento Cicero Guedes e Assentamento Dandara dos Palmares – 18h – Campos dos Goytacazes;

Dia 28/06 – Universidade Federal Rural – UFRRJ – 10h;

Dia 07/07 – Armazém do Campo – Lapa/ Rio – 18h;

Dia 08/07 –  SindPetro NF – Macaé  – 18h.

Sobre o Cine Educação :

Criado em 2018, FESTIVAL DE CINEMA E EDUCAÇÃO – Cine Educação chega a seu quinto ano depois do sucesso das edição online de 2021. O festival desde sua criação, realizou ao todo mais de 30 sessões, com 40 filmes (curtas, médias e longa metragens) seguidos de debates em territórios bem diversos da região metropolitana do RJ, com cerca de 5000 mil pessoas circulando entre estudantes, professores, jovens de projetos culturais e público em geral. Em 2020 e 2021, no auge da pandemia as sessões  e debates on line do festival e suas mostras temáticas tiveram cerca de 15.000 visualizações no seu canal Youtube. O projeto também realiza Oficinas de Curta Metragem – EDUCA CINE LAB para jovens e estudantes, já produzindo 3 curtas metragens. Em 2021, recebeu o Diploma Heloneida Studart de Mérito Cultural da ALERJ.

Para maiores informações :

site :

Para contatos :