Em 1963, o Ministério da Educação criou, através de decreto, o feriado escolar de 15 de Outubro, em homenagem à Professora e ao Professor. Acreditamos que a data busca simbolizar a importância da educação. Com isso, causa espanto sabermos que alguns colégios, no estado do Rio de Janeiro, anunciarem que não cumprirão o tradicional feriado e terão aula normalmente, em um tremendo desrespeito à nossa profissão, ao próprio decreto federal e, em muitos casos, um descumprimento de acordo coletivo com os Sindicatos dos Professores (Sinpros).

Os docentes têm passado por muitos problemas nos últimos anos: desemprego, desrespeito aos direitos trabalhistas e ataques às entidades sindicais representativas dos professores. E tudo ainda mais agravado com a pandemia do covid 19, quando a categoria teve que trabalhar on-line, em muitos casos sem a devida estrutura e sofrendo assédio diário dos patrões, que exigiam mais e mais trabalho, mas sem uma contrapartida digna salarial.

A Feteerj e os Sindicatos dos Professores filiados repudiam este verdadeiro desprezo pelo Dia do Professor e da Professora. Com isso, pedimos aos estudantes matriculados; aos pais, mães e demais responsáveis que não aceitem essa atitude dos donos das escolas e demais estabelecimentos de ensino. A nosso ver, uma escola que não respeita o Dia 15 de Outubro é uma escola que certamente não respeita os próprios estudantes nela matriculados.

EXIGIMOS RESPEITO AO PROFESSOR E À PROFESSORA

Diretoria Colegiada da Feteerj – Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado RJ

Sindicato dos Professores da Baixada Fluminense (Sinpro Baixada)

Sindicato dos Professores da Região dos Lagos (Sinpro Lagos)