Janeiro Branco: a saúde mental também é prioridade do SINPRO MACAÉ E REGIÃO.
O Sindicato dos Professores de Macaé e Região reafirma seu compromisso com a defesa da melhoria das condições de trabalho, a luta por políticas públicas e a construção de ações nas instituições de ensino que garantam saúde e bem-estar aos professores e professoras. A adesão à campanha Janeiro Branco é uma forma de alertar para a importância da conscientização e da construção de ambientes de trabalho mais saudáveis, humanos e acolhedores.
Cuidar da saúde mental é um direito de todos, e o Sindicato estará ao lado da categoria para garantir que esse direito seja respeitado.
Para que tenhamos, na ponta, professores e professoras saudáveis, com capacidades plenas e integrais, é fundamental cuidar de quem também cuida. O atendimento integral aos docentes precisa ser um olhar permanente nas práticas educacionais e nos programas de formação continuada.
É necessário compreender que, para além do aspecto intelectual, professores carregam um corpo físico e emocional que também exige atenção e cuidado. Professores se esgotam, têm limites, sentem dores e choram — e isso está longe de ser uma frase piegas. É um lembrete essencial de que, à frente da sala de aula, existe um ser humano, com emoções e sensações como qualquer outro. A vulnerabilidade é intrínseca à condição humana.
A parceria inédita entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Sindicato dos Professores de Macaé e Região (Sinpro) analisou as novas exigências do trabalho docente em contextos de pandemia e pós-pandemia. O plano de trabalho foi desenvolvido na rede privada de Macaé e região, com professores da Educação Básica, assumindo o caráter de estudo de caso, com análise qualitativa por meio da pesquisa-ação (registro em caderneta) e estratégias participativas voltadas à promoção coletiva da saúde.
As profundas mudanças no contexto social e econômico mundial nas últimas décadas têm impactado diretamente a escola e produzido efeitos perversos na vida dos/as professores/as.
Vamos cuidar da saúde com afeto.
Uma nova vida é possível!
Sindicato dos Professores de Macaé e Região
