Cuidado com a VOZ 

A voz é um dos principais instrumentos de trabalho do professor, por isso, existem cuidados específicos com a voz que devem ser postos em prática. Confira alguns cuidados essenciais:

– Beba água, em pequenos goles para hidratar as cordas vocais. A hidratação é a chave para cuidar das pregas vocais. O ideal é ingerir, em média, dois litros de água por dia, em temperatura ambiente.

– Evite falar alto, sussurrar, tossir ou pigarrear. Usar a voz em tom mais alto ou mais baixo que o habitual exige um esforço maior da musculatura. Da mesma forma, ao tossir ou pigarrear provocamos um intenso atrito nas pregas vocais.

– Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas, gasosas, cafeinadas  e achocolatadas. Fumar irrita a mucosa da laringe, já o álcool tem efeito anestésico e geralmente provoca o abuso vocal. As bebidas cafeinadas devido à alta temperatura e as achocolatadas pois esses alimentos aumentam a secreção de muco no trato vocal.

– Atenção à postura e respiração. Quanto mantemos a postura ereta, nosso diafragma trabalha melhor. Vestir roupas confortáveis é importante para não atrapalhar o fluxo respiratório.

– Procure consumir alimentos fibrosos, como maçã. Esses alimentos possuem a ação adstringente, ou seja, agem limpando a boca e faringe.

– Realize alguns exercícios de relaxamento e aquecimento. Rotacionar a língua pela boca e o pescoço em todas as direções, vibrar língua e lábios, retrair e relaxar a musculatura facial, auxiliam a voz.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/sinpromacaecom/public_html/wp-includes/functions.php on line 4757

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/sinpromacaecom/public_html/wp-includes/functions.php on line 4757