O Ponto de Cultura Cepro – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras promove o Novembro Negro, um movimento nacional que busca ampliar o debate sobre igualdade racial e promover ações de conscientização antirracista. A campanha, que vai de 18 a 30 de novembro, é um convite para refletirmos sobre o combate ao racismo e o fortalecimento da identidade negra e indígena no Brasil.

O Novembro Negro é uma oportunidade para celebrarmos a cultura afro-indígena brasileira e promovermos ações que visem combater o racismo estrutural, que está presente nas estruturas da sociedade, nas leis, nas instituições e nas oportunidades.

No Cepro, acreditamos que o combate ao racismo precisa ser uma ação constante. Por isso, durante todo o ano, promovemos iniciativas que fortalecem a inclusão social, com olhar especial para as ações afirmativas e a diversidade racial.

Durante o Novembro Negro, o Cepro atua conjuntamente com o Sindicato dos Professores de Macaé e Região (SINPRO MACAÉ E REGIÃO) e a Festa Literária de Cultura de Rio das Ostras (Flic), conduzindo atividades, rodas de conversa, palestras, espetáculos e exposições. O objetivo é estimular a reflexão e o engajamento social na construção de uma sociedade mais diversa, acolhedora e antirracista.

Nas redes sociais, o Cepro e o Sinpro Macaé e Região compartilham conteúdos educativos sobre representatividade, equidade racial e valorização da cultura negra, ampliando a conversa para todos e todas, com uma prática educativa referenciada nas Leis n° 10.639 e 11.645.

Nossa programação durante o Novembro Negro no cartaz

Acesse nosso site

Participe! ✊🏽

A luta antirracista é um compromisso de todos e todas! ✊🏽🌱

#novembronegro #Afro-Indígena #EducaçãoAntirracista #racismoestrutural #racismoambiental #Lei10639 #Lei11645