O ano de 2024 inicia com a continuidade da luta em defesa da democracia e do direito à memória no nosso Brasil.

Hoje completa um ano da tentativa de golpe em 8 de janeiro, é muito importante lembrar que os atentados extremistas à sede dos Três Poderes não foram apenas um ataque de depredação ao patrimônio material e imaterial, mas um ataque contra a possibilidade de construção e reconstrução de um projeto de democracia.

Nós, sindicalistas e professores,dedicados à Educação da comunidade de crianças, jovens e adultos, repudiamos esse ato de vandalismo realizado pela extrema-direita, e apontamos o dedo para essa ação – que imita os atos dos Camisas Negras do Fascismo Italiano e dos Camisas Pardas do nazismo alemão contra todos os que discordavam de seus discursos e sua política destrutiva na época da ascensão do Fascismo na Europa no século XX.

Nós somos pela Democracia contra o Fascismo, pela educação crítica, laica e libertária contra a formação autoritária e despolitizadora. Pelos direitos dos trabalhadoras e trabalhadores contra a opressão e o servilismo neoliberal.

Fascistas não passarão!

08 de janeiro/2024