A prefeitura do Rio de Janeiro divulgou nesta quinta-feira (6) o início do calendário de imunização para crianças de 5 a 11 anos. A campanha começa no dia 17 , com a imunização de meninas de 11 anos e, no dia seguinte, será a vez dos meninos da mesma idade. A campanha prosseguirá, como nas outras fases, utilizando critério decrescente, com três dias para cada idade. O imunizante utilizado será o da Pfizer, o único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esse público.
As crianças precisarão receber duas doses da vacina. A recomendação do ministério é que isto aconteça com um intervalo de oito semanas.
O governo informou que serão 20 milhões de doses para o primeiro trimestre deste ano – 3,74 milhões serão entregues em janeiro. O primeiro voo com 1,2 milhão de doses deve chegar dia 13. “A expectativa é que, no dia 14 de janeiro, as doses estejam aptas para serem enviadas aos municípios”, diz o ministério. A previsão é de que duas outras remessas de 1,2 milhão, também segundo a mesma fonte, cheguem nos dias 20 e 27 deste mês.

O imunizante utilizado para as crianças será diferente dos produzidos pelos adultos. O produto passou por ajustes na fórmula e tem embalagens e rótulos distintos. Não será necessário apresentar receita médica para garantir a aplicação da vacina, possibilidade que chegou a ser aventada pelo Ministério da Saúde.
Consideramos importante que as prefeituras da base territorial do Sinpro Macaé e Região = Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã, Silva Jardim e Rio Bonito = publiquem o cronograma de vacinação para as crianças de 05 a 11 anos , antes do início do ano letivo.

Open chat