Na noite do último domingo, 28 de janeiro, iniciou a cerimônia de abertura da Conferência Nacional de Educação #Conae 2024, em Brasília/DF. O Sinpro Macaé e Região foi representado pelas professoras Dulce Helena e Guilhermina Rocha que também é diretora da Feteerj.

O novo Plano Nacional da Educação #PNE 2024-2034 traz as diretrizes e metas para a educação na próxima década, e agora será enviado para a votação no Congresso Nacional.

Nossas delegados participaram dos colóquios, plenárias dos eixos para debater a avaliação, os problemas e as necessidades educacionais do PNE atual.

O Sinpro Macaé e Região participou da Conae com outros (as) delegados e delegadas eleitos (as) nas etapas municipais e estaduais realizadas em todo Brasil em 2023.

A Conae 2024 terminou nesta terça-feira (30/01), foram três dias intensos de atividades e debates para a Construção do #PNE2024-2034.

A nossa participação reforça o compromisso institucional na construção do novo PNE.

Entre os destaques das propostas aprovadas está a revogação das reformas impostas pelos governos Temer e Bolsonaro, com a revogação do Novo Ensino Médio (NEM) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), medidas combatidas e criticadas pelas entidades representativas dos profissionais de Educação e do movimento social.
O dia derradeiro do evento contou com a presença do ministro da Educação, parlamentares e do presidente Lula, que discursou para a plenária e pediu o empenho dos participantes para a aprovação do projeto de lei a ser enviado para o Congresso para a criação do novo PNE.
Entre as outras propostas aprovadas na CONAE 2024 estão:
📍 Revogação do Novo Ensino Médio (NEM)
📍 Revogação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e substituição por um novo projeto curricular a ser construído
📍 Universalização da pré-escola a partir dos quatro anos, do Ensino Fundamental de 9 anos e garantia de educação para toda a população até 17 anos
📍 Educação de tempo integral (pelo menos 7 horas) para 50% dos estudantes
📍 Investimento de 10% do PIB em Educação
📍 Implantação efetiva do custo aluno qualidade, patamar mínimo a ser investido considerando critérios de qualidade de ensino e não o orçamento disponível

#SinproMacaeNaConae
#conae2024