A primeira rodada de negociação da campanha salarial dos professores da educação básica de 2022 aconteceu para dar início às tratativas do acordo da Convenção Coletiva de Trabalho dos professores da Educação Básica de Macaé. A rodada contou com a participação do Sinpro Macaé e Região , Sinpro Campos e Sinpro Norte e Noroeste e o representante patronal Sinepe Norte e Noroeste (Sinepe Campos).

Os representantes dos professores reafirmaram que a categoria demanda um bom índice de reajuste, afirmando que a classe vem sofrendo um arrocho salarial. As entidades também pontuam que a alta taxa de rotatividade dos últimos anos tem impedido uma valorização dos rendimentos dos professores . Todas as questões foram discutidas na reunião ocorrida no dia 10 de maio mas, apesar disso, ainda não há qualquer índice proposto para o dissídio deste ano.

A diretora do Sinpro Macaé e Região professora Guilhermina Rocha valoriza a realização do diálogo para que se defina uma taxa de reposição. Guilhermina ressalta que a negociação está se baseando em dados, como os da diminuição do poder de compra da categoria e da melhora dos resultados do setor no retorno das aulas presenciais, com as novas matrículas.

Os sindicatos frisaram que o cenário ainda é difícil, salientando a necessidade da avaliação cuidadosa dos donos das escolas privadas sobre as decisões a serem tomadas. Salientam que um bom acordo para as duas classes pode ser atingido com bom senso nas negociações.

Além do REAJUSTE SALARIAL , a lista de reivindicações estabelece, entre outros temas, a defesa da vigência da atual Convenção Coletiva de Trabalho (até o fechamento do acordo); HOMOLOGAÇÃO na sede do sindicato , HORA TECNOLÓGICA (pagamento pelo acréscimo de trabalho decorrente de novas tecnologias), licença paternidade 15 dias , licença maternidade 180 dias, alteração da cláusula trigésima ABONO DE FALTAS POR MOTIVO DE DOENÇA: ampliação da idade de filhos até 14 anos.

A categoria também continua pleiteando a manutenção de todas as cláusulas e conquistas históricas da categoria.

O Sinpro Macaé e Região fará a cobertura da negociação. Fique de olho no site nas nossas redes sociais. Divulgue para seus colegas.

Sinpro Macaé e Região