A comissão de negociação da FETEERJ e os SINPROs estiveram reunidos na última terça-feira, dia 12 de julho, com o Sinepe-RJ para dar prosseguimento aos debates da pauta reivindicatória da categoria. Na pauta, o reajuste salarial dos professores e professoras da educação básica com sua data base em 01º de maio de 2022.

O Sinpro Macaé e Região filiado à Feteerj (Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado RJ) realiza sua Campanha Salarial 2022 de forma unificada , buscando uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) comum entre os sindicatos.

A comissão de negociação reiterou a necessidade do REAJUSTE SALARIAL, sendo um ponto fundamental neste processo de negociação .

CENÁRIO DIFÍCIL EXIGE NOSSA UNIÃO E MOBILIZAÇÃO

Para o presidente do Sinpro Macaé e Região, professor Fábio Rocha, as negociações deste ano devem ser bastante difíceis. “A nossa data-base é 1º de maio e o cenário que enfrentamos agora é tão preocupante quanto o de 2021. A inflação (INPC) acumulada atingiu 12,47% (doze vírgula quarenta e sete por cento). Mais uma vez, devemos fechar a Campanha com a inflação acima de dois dígitos, o que torna o processo ainda mais desafiador”, analisa.

Fábio Rocha completa que o custo de vida penaliza os/as trabalhadores/as. “Com a inflação fora de controle e nenhuma medida do governo Bolsonaro para aquecer a economia, tudo pesa no nosso bolso. Desde a gasolina ao botijão, passando pelos itens básicos de alimentação, tudo está muito caro. A Campanha Salarial é momento de lutarmos pela valorização do trabalho e buscar um reajuste que reponha nosso poder de compra”, destaca.

Para a professora Guilhermina Rocha, diretora do Sinpro Macaé e Região e que faz parte da Comissão de Negociação da FETEERJ, enfatiza a importância da Campanha Salarial 2022 para defesa dos direitos dos/as professores /as. “Nesse período também ocorrem negociações das Convenções Coletivas de Trabalho que asseguram inúmeros direitos para a categoria, como estabilidade no emprego e na pré-aposentadoria; bolsa de estudos (gratuidade nas mensalidades escolares); biênio e adicional para aprimoramento acadêmico, além dos previstos na CLT. Por isso, temos que estar unidos e mobilizados para garantir uma Campanha Salarial vitoriosa”, conclama.

NOVA NEGOCIAÇÃO

Sem consenso, o debate na mesa de negociação seguirá e a próxima reunião da FETEERJ e o Sinepe/rj , com a presença do nosso Sindicato, está prevista para agosto.

O Sinpro Macaé e Região alerta a categoria para a necessidade de mobilização e união nas bases. O desenrolar desta campanha salarial enfrenta momentos de dificuldade com a resistência dos patrões em não avançar com as negociações.

VAMOS À LUTA !

É tempo de garantir dignidade para quem ensina e da sociedade reconhecer a importância e o protagonismo dos(as) professores(as).

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES !