Quem não completa o esquema vacinal está mais sujeito à infecção, em comparação com pessoas que recebem as duas doses. Até por isso, esse indivíduo não contribui tanto para o controle da circulação do Sars-CoV-2. Esse é um problema ainda maior em um cenário onde a maioria das pessoas segue sem acesso aos imunizantes. Entre os imunizantes disponíveis no Brasil, o intervalo entre as picadas deve ser de 14 a 28 dias para a Coronavac e de três meses para a da AstraZeneca. Se estiver atrasado, procure o local de vacinação quanto antes.
Cuidados devem ser mantidos após a vacina
Mesmo as pessoas que já tomaram a vacina contra a Covid-19, seja a primeira ou as duas doses, não estão dispensadas dos cuidados individuais e coletivos preconizados para evitar contaminações pelo coronavírus. As medidas de higiene e distanciamento são necessárias até que a maior parte da população tenha recebido as duas doses da vacina, produza anticorpos e se torne imune à doença.
Enquanto esse estágio não for alcançado, não há garantia de que as pessoas vacinadas não possam continuar transmitindo o vírus e se infectando, mesmo que em menor escala e com quadros menos graves da doença. É necessário que a população continue usando máscara, mantenha a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool, de preferência em gel a 70%, evite aglomerações e pratique o distanciamento social.
A aplicação parcial pode favorecer versões mais resistentes do coronavírus. Isso acontece porque uma suposta variante mais potente do vírus poderia não resistir em um corpo que recebeu duas doses, mas se proliferar em outro que só tomou uma. Se o abandono vacinal for considerável na população, ela poderia tomar conta do cenário e causar estragos extras.

O Sinpro Macaé e Região reafirma que o retorno às atividades presenciais nas escolas apenas é seguro com os profissionais da educação devidamente imunizados com duas doses da vacina, testagem em massa da população, garantia dos EPIs, manutenção dos direitos trabalhistas, bandeira verde, vagas nas UTIs e controle sanitário.
#escolasfechadasvidaspreservadas
#Vacinaçaoparatodos
#SinproMacaeeregiao
#Lutar #PeladefesadaVida
#Dignidadeparaquemensina

Open chat