Participam do Congresso delegados eleitos pelos dez Sindicatos dos Professores (Sinpro) filiados à Feteerj em todo o estado (veja a nomeação deles ao fim da matéria) e também os delegados natos, eleitos pela própria Federação.

Os delegados irão eleger a nova direção colegiada da Feteerj para o quadriênio de 2022 a 2026.

O congresso vai discutir a reação à grave situação que os trabalhadores brasileiros e especialmente os professores das escolas privadas enfrentam; uma conjuntura de ataques aos direitos trabalhistas e sociais, além de uma crise econômica profunda, com mais de 13 milhões de desempregados em todo o País.

Com isso, a conjuntura política fará parte do debate do congresso, já que o ano de 2022 será um dos mais importantes de nossa história: em outubro, teremos eleições gerais para presidente, deputados, senadores e governadores, o que nos dará a condição de defender um projeto de nação que se contraponha ao atual governo e seus apoiadores, que vêm destruindo o nosso País.

O encontro também vai discutir a melhor forma de organização dos Sinpros, com o objetivo de que os professores e professoras que trabalham nos estabelecimentos privados de ensino possam resistir e avançar na atual conjuntura.

Eis os temas que serão debatidos:

a) Conjuntura Nacional e Educacional;
b) Reforma Estatutária;
c) Sustentação Financeira da Entidade;
d) Prestação de Contas da Gestão 2018/2022;
e) Eleição e Posse da Diretoria Colegiada para o quadriênio 2022/2026.

O prazo para apresentação de teses será até o dia 06 de março de 2022.

O prazo para eleição dos delegados e envio da lista nominal à FETEERJ será até o dia 11 de março de 2022.

Os delegados dos seguintes Sindicatos de Professores poderão participar:

Sinpro Baixada Fluminense; Sinpro Campos e São João da Barra; Sinpro Macaé e Região; Sinpro Niterói; Sinpro Norte e Noroeste Fluminense; Sinpro Nova Friburgo; Sinpro Petrópolis e Região; Sinpro Região dos Lagos; Sinpro Teresópolis e Sinpro-Rio.

O Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado do Espírito Santo (SindEducação ES), a convite da Feteerj, participará, politicamente, do Congresso, com sua representação.

FETEERJ VAI DISCUTIR SE O EVENTO SERÁ PRESENCIAL

Antes da realização do evento, em face da pandemia da Covid-19 e da epidemia do vírus influenza, a direção da Feteerj irá decidir, com base nos relatórios das autoridades de Saúde, como o Congresso poderá ser realizado: se de modo presencial, virtual ou híbrido.

O edital publicado no jornal Expresso pode ser lido aqui.

Publicamos o edital no jornal “Expresso”, de tiragem estadual, no dia 06/01/2022; a página com o edital pode ser lida aqui.