A Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (FETEERJ) e os Sindicatos dos Professores filiados (Sinpros) realizaram, no dia 29 de abril, uma assembleia unificada virtual com os docentes do SESI-RJ para discutir e deliberar sobre a proposta da empresa referente a reajuste salarial e outros itens do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), vigente até março de 2026.
Os professores aprovaram as seguintes propostas do SESI:
* Reajuste salarial de 4,87% na data-base de março (com retroatividade ao salário de março);
* Alteração na CLÁUSULA DE SEGURO DE VIDA, com novo cadastramento para os ex-empregados. Os empregados ativos farão jus ao Seguro de Vida;
* HORA DE PLANEJAMENTO DE AULA: antes do início do ano letivo, no ano anterior, no mês de dezembro, a empresa informará previamente aos professores a data da reunião de planejamento, ocasião em que deverão comunicar eventuais conflitos e apresentar a devida comprovação.
Parágrafo Primeiro: durante o ano letivo, o professor que já tiver justificado sua ausência, conforme caput, não será penalizado. Caso o professor tenha se comprometido com horário de planejamento, ocorrendo ausência sem justificativa, será considerado falta.
Parágrafo Segundo: na eventual extrapolação do acúmulo das horas semanais destinadas ao planejamento, essas horas serão remuneradas como extras, com adicional de 50%.
Parágrafo Terceiro: eventuais dúvidas serão encaminhadas à mesa de conciliação composta por representantes do sindicato laboral e da empresa.
* A assembleia também aprovou a taxa negocial referente ao ACT em cota única de 3%.
Leia a seguir os Sinpros que assinam o ACT com o SESI: Baixada Fluminense, Lagos, Macaé, Nova Friburgo, Norte Noroeste Fluminense, Niterói, Petrópolis, Rio e Sul Fluminense, além da própria FETEERJ.
Acesse : www.sinpromacae.com.br