A Prefeitura de Rio das Ostras autorizou a partir desta segunda (07) o retorno das atividades escolares presenciais nas redes Estadual e Privada por meio do decreto nº 2902, de 28 de maio de 2021.

A novidade que precisa ser comunicada é que a Secretaria Estadual de Saúde não autorizou o retorno presencial das escolas estaduais alegando que a cidade encontra-se na bandeira vermelha. Com essa decisão quem retorna são as escolas particulares. Questionamos: a rede privada voltará sozinha diante deste anúncio?

O que podemos afirmar é que a volta às aulas em Rio das Ostras acontece com um tratamento desigual entre os alunos que podem estudar nas escolas pagas e os que não têm acesso à rede privada, fortalecendo o histórico abismo educacional entre uma e outra.

“Não somos cobaia. Pouco mais de 10% da população do Brasil foi imunizada com as duas doses. Os professores de Rio das Ostras e outros municípios de nossa abrangência começarão agora a ser vacinados. Não é a hora de voltar. Queremos segurança sanitária para nossos professores”, disse Guilhermina Rocha, presidente do Sindicato dos Professores da rede privada de Macaé e Região.

O Sinpro sabe que há uma pressão do sindicato patronal e empresários para que as escolas retornem suas aulas presenciais normalmente mesmo sem as vacinas para que mães e pais voltem a ocupar seus postos de trabalho. Esta é a lógica econômica que não perdoa nem a pior crise pandêmica do século, que já amargou quase meio milhão de vidas, que vem colocando o lucro acima da vida.

Professores, professoras, pedagogos, agentes de portarias, diretores, entre outros profissionais que atuam no ambiente escolar querem e precisam voltar.

Alunos precisam frequentar novamente os bancos escolares, mas só diante da imunização, testagem com rastreamento da população e protocolos rigorosos que garantam condições de saúde e de trabalho para os profissionais da educação.

A Direção do Sinpro Macaé e Região reafirma que neste momento todos os profissionais de educação devam ser imunizados plenamente.

A nossa luta é pela VIDA!!!!