Hoje é o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, 25 de novembro! 🤝 Essa data marca o início dos 16 Dias de Ativismo pelo fim das agressões contra as mulheres, que podem ser verbal, física, patrimonial, psicológica, entre outras.

A violência contra as mulheres é um problema grave e persistente em todo o mundo. No Brasil, os dados são alarmantes: a cada dois segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal, e em 2023, foram registrados 51.100 feminicídios em todo o mundo 🌎 e no Brasil em 2024 foram 1.492 , dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

A história por trás dessa data é importante: em 1960, as irmãs Minerva, Maria Teresa e Pátria Mirabal, conhecidas como Las Mariposas, foram assassinadas pelas forças de repressão da ditadura dominicana. Esse evento culminou na criação do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher pela ONU.

O que podemos fazer?

– Alertar e conscientizar a sociedade sobre a violência de gênero
– Denunciar casos de violência contra as mulheres
– Apoiar as vítimas e promover a igualdade de gênero
– Ligne 180 para denunciar casos de violência contra as mulheres

Vamos juntos lutar contra a violência contra as mulheres! 💪🏾 #25denovembro #combateàviolênciacontraamulher #sinpronaluta #LasMariposas