Professores, bancários, petroleiros, servidores públicos, e trabalhadores e trabalhadores de diversas categorias, estudantes e movimentos sociais se concentraram na Praça Visconde, no bairro Visconde de Araújo, , no ato do 1º de Maio em Macaé , na luta por “Emprego, direitos, democracia e vida” – tema do Dia Internacional do Trabalhador deste ano – e para manifestar a insatisfação com o governo de Jair Bolsonaro e sua política de destruição do país.

Para o presidente do Sinpro Macaé e Região, Fabio Rocha , o 1º de maio é uma data marcante para a classe trabalhadora, “é, historicamente, um dia de luta, mobilização e unidade. Nesse sentido, é muito importante que as entidades sindicais, que são o instrumento de luta dos trabalhadores, realizem atividades para se aproximarem das suas bases”, ressalta.

A celebração do Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, no próximo domingo, 1° de Maio, volta às ruas de todo o país em 2022, após dois anos de eventos online em virtude do isolamento social para conter o avanço da pandemia de Covid-19.

Para Guilhermina Rocha , coordenadora da Secretaria de Saúde e Previdência da FETEERJ ( Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado do Rio de Janeiro ), o 1° de Maio é um momento histórico para a classe trabalhadora, que se reúne em todo os lugares do mundo para reverenciar as lutas e conquistas do passado e planejar as lutas do futuro. No Brasil de hoje, a data se torna ainda mais importante, porque teremos eleições em outubro. “As eleições da nossa vida, que vão definir como será o Brasil nos próximos anos”.

Segundo Guilhermina Rocha , a classe trabalhadora enfrenta o pior período da história, com “mais de um terço da nossa população desempregada ou no desalento, com a fome e a miséria voltando a atingir milhões de brasileiros e brasileiras , precisamos reconstruir esse país, esse ano será decisivo “.

Fotos 📷 do Ato Político e Cultural de Macaé