Quem somos

No ano de 1986, o município de Macaé vivenciou um momento extremamente rico em termos de mobilização e organização sindical. Eram os tempos da chamada “ Nova República”, quando o país emergia do período ditatorial – que perdurou por 21 anos.

Uma paralisação de três dias nas escolas particulares da cidade foi o início do processo de formação da Associação de Professores de Macaé que, anos depois, uniu-se aos demais professores de Campos dos Goytacazes para a estruturação do Sindicato dos Professores de Campos.

No dia 4 de novembro de 1994, forma consensual e democrática, o Sinprocam se dividiu em dois sindicatos, ficando Macaé como município sede, incluindo ainda os municípios de Carapebus, Quissamã, Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras. Nascia o atual Sindicato dos Professores da Rede Particular de Macaé e Região.

Já no dia 11 de novembro de 2003, uma assembleia da categoria deliberou sobre a extensão da base para os municípios de Silva Jardim e Rio Bonito, dentro de uma política de organização das bases, aprovada em Congresso Estadual da Feteerj.

Desde que o Sinpro Macaé e Região foi fundado, procurou estender sua atuação para além do município sede, incluindo diretores da base de Rio das Ostras para atender à demanda crescente nessa área: Hoje, conta com uma subsede em Rio das Ostras, para atuar mais de perto, envolvendo os municípios de Casimiro de Abreu/ Barra de São João, Silva Jardim e Rio Bonito.

Durante esses 22 anos, o Sindicato reafirmou seu papel e responsabilidade social na luta por uma educação libertadora, por uma escola de qualidade para todos e todas, principalmente no momento em que a sociedade exige respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente.

O Sinpro Macaé e Região é  filiado à  Feteerj e a Contee.

Como disse Carlos Drummond de Andrade: “Fácil é sonhar todas as noites. Difícil é lutar por um sonho”.

Diretoria do Sinpro Macaé e Região

contato.sinpromacaeregiao@gmail.com

SEDE – Macaé

Rua Getúlio, nº 65 - Bairro Visconde de Araújo – Macaé/RJ