Paralisação começou nesta quarta-feira e segue até a sexta. Atividades acontecem em todo o Brasil.
O Sindicato dos Professores de Macaé e Região se solidarizou com a paralisação dos petroleiros que começou nesta quarta-feira, dia 30, em todo o Brasil. Em Macaé, a secretária executiva, Guilhermina Rocha, esteve na manifestação feita pelos trabalhadores em frente a base da Petrobras, no Parque de Tubos. A manifestação durou quase toda a amanhã.
“Nós do Sinpro também estamos sofrendo com as medidas adotadas por este desgoverno. Entendemos que só com atos como este e a mobilização das categorias afetadas é que poderemos reverter estas ações antipopulares e que desvalorizam os profissionais”, disse a secretária executiva, Guilhermina Rocha.
Fotografia: Elisângela Martins
Os trabalhadores, que ficarão paralisados por 72 horas, até a meia noite de sexta-feira, dia 1º, exigem a redução dos preços do gás de cozinha e dos combustíveis, através de mudanças imediatas na política de reajuste de derivados da Petrobrás, com retomada da produção das refinarias a plena carga e o fim das importações de derivados. Os atos que marcarão a paralização acontecem nas bases operacionais e administrativas dos 13 sindicatos que integram a Federação Única dos Petroleiros (FUP).
De acordo com a secretária, Guilhermina Rocha, as manifestações sociais que acontecem recentemente no País é um reflexo das políticas de retirada de direitos tanto dos trabalhadores quanto da população como um todo. “Nós do Sinpro também estamos sofrendo com as medidas adotadas por este desgoverno. Entendemos que só com atos como este e a mobilização das categorias afetadas é que poderemos reverter estas ações antipopulares e que desvalorizam os profissionais”.
Fotografia: Elisângela Martins
Conforme informou o Sindipetro NF, a greve é uma advertência, rumo à construção da greve por tempo indeterminado, que já foi aprovada nacionalmente pela categoria, para barrar a privatização do Sistema Petrobrás.
SAIBA O QUE QUEREM OS PETROLEIROS
• Redução dos preços do gás de cozinha e dos combustíveis
• Manutenção dos empregos e retomada da produção das refinarias a plena carga
• Fim das importações de derivados de petróleo