Atividades estimularam pensamentos críticos sobre sustentabilidade e agroecologia e o papel da escola neste processo
A I Semana do Meio Ambiente do Sindicato dos Professores (Sinpro) de Macaé e Região deixou contribuições para o engrandecimento dos participantes. As atividades proporcionaram a reflexão sobre a sustentabilidade, a agroecologia e levantou a preocupação com a alimentação saudável. As ações começaram no dia 7 de junho e terminaram no dia 9.
Para o presidente do Sindicato, Cesar Gomes, as discussões retrataram a natureza numa perspectiva de futuro, principalmente no que diz respeito a vida. “Ao tocarmos na questão do alimento e da terra, por exemplo, mostramos como existem pessoas que vivem muito e outras com o que restam. É sobre esta miséria social que temos que refletir para que possamos mudar. A nossa intenção quando propusemos esta ação foi justamente esta estimular o conhecimento e a formação”.
O coordenador do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rafael Costa, participou da Roda de conversa: “Educação ambiental: tecendo saberes e práticas sustentáveis”. Ele trouxe a análise sobre a participação da comunidade na manutenção do meio ambiente. “Essas atividades nos enriquecem e possibilita um olhar para dentro de nós, para o nosso redor, principalmente, no local onde foi realizado que é o Parque Municipal de Rio das Ostras. Um local que é formado por ecossistema ameaçada, mas que ali está bem conservado”.
Segundo Cesar, esta foi apenas a primeira experiência do Sinpro, mas no próximo ano outras novidades virão. “Queremos aprimorar e estreitar o diálogo junto a sociedade. Precisamos chamar atenção para estes temas. Precisamos estimular a prevenção e os cuidados para que os direitos sejam universalizados”.
A SEMANA – No dia 7, aconteceu a intervenção cultural “Doação e troca de livros”, em Macaé. Já no dia seguinte, foi a vez de Rio das Ostras receber a oficina “Alimentação saudável e sustentável. Você sabe o que come?”, além da exposição de alimentos sustentáveis, em parceria com os agricultores do MST. No sábado, dia 9, a Semana foi encerrada com a roda de conversa “Educação ambiental: tecendo saberes e práticas sustentáveis”, no Parque Municipal.